quarta-feira, 24 de junho de 2009

PUXADA DE REDE

A PUXADA DE REDE






A Puxada de rede e um teatro folclórico que retrata a historia de um pescador que ao sair para o mar em plena noite para trazer o sustento da família, sua mulher tem um mau pressentimento, e passa á se preocupar com a partida do marido e ate mesmo tenta assusta-lo dizendo dos perigos de sair á noite, mas o pescador lembrou apenas que tinha que trazer o sustento que lhes faltava.
despediu-se de sua esposa deixando-a seus filhos assustados e chorando.

O pescador sai para o mar em companhia de outros pescadores (seus Amigos de pesca) e levando consigo uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes e a benção de Deus.

Os pescadores ficaram de retorna ás cinco horas da manhã, e muito antes do horário previsto para a volta dos pescadores a mulher do pescador que ficou na praia ate na hora do arrasto, teve uma visão estranha.
Ela vê o barco voltando com todos á bordo muitos tristes e alguns até chorando desesperadamente .

Mas na realidade quando os pescadores desembarcam , ela dá pela falta do marido e os pescadores dizem a ela que ele descuidou-se e caiu no mar e que devido a escuridão da noite , não foi possível encontrá-lo, ficando o seu marido perdido na imensidão das águas.

Ao amanhecer, quando os pescadores foram fazer o arrasto da rede que ficara no mar , eles notaram que por ter sido aquela noite de pouca pesca ,a rede estava pesada demais .




Ao chegar todo o arrasto á praia , já com dia claro,os pescadores viram no meio dos poucos peixes que vieram, o corpo do pescador desaparecido . A tristeza e o desespero tomou conta de todos ali presentes, e que ainda tinham a esperança de encontrá-lo com vida.

E pelo fato do pescador nunca ter tido uma situação financeira boa e não ser possuidor de alguma renda não deixou nada para sua esposa que tanto lê amava . essa por sua vez não podia comprar um caixão para enterra seu marido . Por tanto segue-se então o ritual fúnebre do pescador e o seu corpo carregado nos ombros pelos amigos que estavam com ele no mar. desta forma o cortejo segue pela praia.




CONTATO PARA FILIAÇÕES, CURSOS E PALESTRAS: 098 - 8862 - 2162 / 8146 6071 OU PELO E-MAIL: mestremilitar@hotmail.com / mestremilitarmaranhao@yahoo.com.br /  https://www.facebook.com/mestremilitar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO, AGRADEÇO POR SUA OPINIÃO E SUJESTÃO PARA MELHORIA DA COSTUÇÃO DE NOSSA HISTORIA.