terça-feira, 23 de junho de 2009

NOSSO GRANDE MESTRE MILITAR



O NOSSO MESTRE MILITAR



Carlos Adalberto Almeida Costa nascido em 19 de maio de 1971 em Cândido Mendes – MA, iniciou na Capoeira em 1982 com 11 anos de idade com o Mestre Neguinho no Grupo de Capoeira Angolano na escola de dança Pró-Dança que era localizada na Rua 13 de maio no Centro. Onde treinou como bolsista por 4 anos, pois não tinha como pagar por seus pais não gostarem da capoeira, muitas vezes até fugia de casa para participar de algumas rodas, nestas pequenas fugas de casa conheceu vários capoeiristas e passou a ter contato com o Mestre Coquinho que hoje faz parte do quadro de Mestres do Grupo “K” de capoeira.
Na época o Mestre Coquinho lecionava na extinta FEBEM localizada na Fonte do Bispo na Madre Deus no Centro, Mestre Neguinho nunca soube disso.

O Mestre Militar também participou de várias Mostras como: a 1ª Mostra de Capoeira do Centro de Cultura Negra do Maranhão - CCN.  E de Campeonatos como o 1º Inter - Bairro realizado pela Associação de Capoeira Aruandê de Mestre Pirrita e Aruanda do Mestre Jorge Navalha em março de 1988
































Teve sua Participação no XV Jem’s de 1987, no governo de Cafeteira, atraves do Profº de ed. fisica da Escola São Lazaro, a qual o Mestre militar estudava na epoca. Sua participação lhe redeu a 1ª colocação.
Logo após Militar passou a fez parte do Grupo de Capoeira Quilombo dos Palmares do Centro de Cultura Negra que era composto por Evandro ( hoje Mestre do Grupo Mara Brasil ), Militar, Nijon, Manoel, Mizinho ( hoje Mestre Mizinho do grupo Arte Maranhão ), Careca, Wilson, Assis e outros, por falta de organização Mestre Militar após 1 Ano e Meio, resolveu sair e passou a treinar com o Mestre Roberto



conhecido como mestre Jacaré que lecionava em uma academia de karatê que era localizada na Rua 18 de novembro, no bairro da Camboa até o ano de 1990.
Em 1991, deu formação ao grupo Nagoas que era sediado provisoriamente na Associação de Moradores na rua da Brasília - Bairro da Liberdade, este grupo tinha em sua formação muitos bons capoeiristas, oriundo de outros grupo como: Careca, Juricabra, Abacate, Cudinho, Mata rato, Daniel, Wilson, Junior de Assis, Cabecinha ( hoje contra-mestre do Grupo Liberdade Negra ), e o Cacá (hoje contra-mestre do Grupo Ludovicense) entre outros.
Apesar de bons capoeiristas fazerem parte do grupo na época e o Mestre militar ficar conhecido, muitas vezes seus participantes se envolverem em confusões só para ter o prazer de testar seus golpes, mas essa atitude rendeu a muitos do grupo inclusive ao Mestre Militar a fama de desordeiro.
O Mestre Militar ao se conscientizar disso viu que a educação que seus pais e algumas pessoas lhe passaram, estava sendo manchada por atos involuntários, apenas pela empolgação da arte e copiando o que costumava ver outros capoeiristas fazendo, muitas vezes acabavam com rodas de outros grupos, o Mestre Militar viu que para ser um bom capoeira não precisaria de má fama e sim ser um bom educador. Em 1994 Mestre Militar deixou de compor o grupo Nagoas e no mesmo ano deu formação ao Grupo “K” de Capoeira com o objetivo de Resgate e Profissionalização da Capoeira em nosso estado. Ele criou o Projeto Capoeira na Escola,Projeto Curumim,Projeto Capoeira na Praça, com objetivo de educar e socializar Crianças e Jovens em situação de risco.
Tambem criou o Projeto Capoeira para Turista Ver, que tem a finalidade de ultrapassar barreiras Internacionais fazemdo apresentações em Hoteis, em periodo de visitação Turisticas com objetivo da valorização da Arte Capoeira praticada no Maranhão.
No Ano de 1998 formou-se Contra-Mestre pela Associação de Apoio à Capoeira.


Associação dirigida por Antonio Alberto Carvalho (Mestre Paturi)



















. a partir daí o mestre Militar passou a fazer viagens para ter contato com outros capoeiristas e nessas viagens resolveu conhecer Salvador no ano 2000 onde teve contato com bons Capoeiristas e Mestres como: Neco, Boca Rica, Lua hasta, Cebolinha, Nenel (filho de Bimba), Cafuné e muitos outros alunos de Bimba que compõem a Fundação Mestre Bimba. Também conheceu o Sr. Reinaldo Santana (O Mestre Bigodinho). que foi aluno do Mestre Waldemar da Paixão.







O Mestre Militar formou-se a Mestre com O Mestre Bigodinho.



Hoje mestre Militar em todos os lugares que paassa, divulga não só o seu trabalho mais também o nome de seu Mestre Bigodinho.
















O Mestre Militar foi o unico Mestre de Capoeira a repetir a mesma façanha de Mestre Bimba.



Em 07 de Setembro de 2006, Desfiluo junto as Forças Armadas e apresentou-se com seu Grupo ao governador José Reinaldo e Milhares de Pessoas.




Ele já tinha feito isso em outros anos pelas escolas que trabalha, realizando seus projetos Sociais como: O Projeto Capoeira Na Escola e O Projeto Curumim.





O Mestre Militar, Baseado em feitos do Mestre Bimba e aprimorando seus ensinamentos, consegue tirar de cada exemplo deixado por Bimba o melhor proveito para si próprio e para Capoeira.






















O Mestre Militar é Reconhecido a Mestre e Filiado desde 2003 pela Federação de Capoeira do Rio de Janeiro (FCERJ).

















E a pela Federação Nacional de Capoeira do Brasil (FNC do BR).


















O Mestre tambem é Profissional de Educação Fisica reconhecido pelo Consselho Federal e Estadual de E.D. Fisica CONFEF e CREF-05 RG:000479 - P/MA



CONTATO PARA FILIAÇÕES, CURSOS E PALESTRAS: 098 - 8862 - 2162 / 8146 6071 OU PELO E-MAIL: mestremilitar@hotmail.com / mestremilitarmaranhao@yahoo.com.br /  https://www.facebook.com/mestremilitar

9 comentários:

  1. parabéns mestre militar pela sua trajetoria incassavel na capoeira

    ResponderExcluir
  2. mestre militar, tamos lutando pra formar um grupo aquir em imperatriz, tamos na luta e, vamos conseguir pq estamos com vc e vc é gurreiro.
    valeu pelo seu empenho

    ResponderExcluir
  3. sou de imperatriz maranhao e gostaria trocar ideia com um membro do grupo k capoeira do grande MESTRE MILITAR, ME inicIEi nA cApoeIRa AgORA a pouco tempo, sou novato mas, ja adotei esse grupo por aquir como meu objetivo de treino. MESTRE MILITAR É GUERREIRO. Me mande seu msn para troca de ideias, ficarei grato. Meu msn é: prof_batista@hotmail.com. imail:jbaptista_45@hotmail.com. OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  4. fala mestre a sua luta foi grande mas tem um ditado que fala onde não tem luta não tem glori um grande AXE.mestre aparesse em são josé de ribamar no grupo raizes do contramestre PEDRO

    ResponderExcluir
  5. Olha sou de Imperatriz-Ma e Não achei nenhum grupo aki como de vcs ... estou querendo aprender Capoeira , mais nao só a a luta , Mais quero ser um futuro mestre , Historias e tuto leio muito sobre o Lendario Besouro e Mestre Bimba . Pastinha e outros. nao tenho como treinar nunk Chei um grupo Bom q fosse me oferecer intendimento e um bom treino ... maioria só quer jogar as pernas pra cima e nda mais .. Eu quero aprender tudo sobre a capoeira Gerais.. Abraços.. e se tiver algum endereço de grupo aki em IMperatriz por favor respondão ae .. email : kaique_itz18@hotmail.com

    Abraços..

    ResponderExcluir
  6. .VICTOR DE SÃO JOSE DE RIBAMAR. parabéns mestre militar por tudo .e muito obrigado,pq as vezes q converso com vc sobre capoeira aprendo muitas coisas e vc ja mim tirou muitas duvidas que eu tinha sobre alguns assuntos de capoeira.salve mestre.

    ResponderExcluir
  7. Mestre sou de carutapera o senhor é de candido mendes que fica proximo de godofredo?
    axé mestre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia rafael como ta a capoeira ai na sua cidade ? quais os grupos que tem trabalho ai ? estou esse ano se Deus quiser realizando um trabalho em cândido mendes e espero conhecer a rapaziada de sua cidade. entre em contato 098 8146 6071 TIM. um axe

      Excluir
  8. PARABÉNS MILITAR! LINDA A TUA TRAGETÓRIA NA CAPOEIRA...ADMIRO MUITO VOCÊ E TUA FORÇA.
    ÉS UM LUTADOR.
    "ZILHÕES" DE BEIJOS.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO, AGRADEÇO POR SUA OPINIÃO E SUJESTÃO PARA MELHORIA DA COSTUÇÃO DE NOSSA HISTORIA.